ANGIOLOGIA

A Angiologia é uma especialidade médica que abrange o tratamento clínico de doenças que prejudicam os vasos sanguíneos e vasos linfáticos, como as varizes, aneurismas e outras obstruções arteriais.

O angiologista, normalmente atua em conjunto com o cirurgião vascular, que quando necessário, se ocupa do tratamento cirúrgico dessas doenças.

A doença mais comum procurada à um angiologista, são as varizes, que é o surgimento de veias e retorcidas que acontecem com mais frequência nos membros inferiores. No entanto, o angiologista também é responsável pelo tratamento das seguintes doenças:

- Aneurisma Arterial: dilatação das artérias com risco de ruptura;

-
Arteriosclerose: excesso de gordura e outros elementos nas artérias diminuindo a irrigação de sangue no corpo;

- Insuficiência Vascular Cerebral: vasos cerebrais com processo obstrutivo que, se não tratados, podem causar um AVC (Acidente Vascular Cerebral);

- Trombose Venosa Profunda: problema na coagulação do sangue, obstrução de veias profundas.

- Vasculite: inflamação dos vasos.

PREVENÇÃO

Enquadradas no grupo de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), as doenças vasculares são multifatoriais e se desenvolvem no decorrer da vida.

As doenças vasculares possuem 4 fatores de risco modificáveis que são:

- Tabagismo;

- Alimentação não saudável;

- Inatividade física e uso nocivo de álcool.

Existem outros fatores de riscos intermediários como:

- Hipertensão;

- Dislipidemia;

- Sobrepeso;

- Obesidade;

- Intolerância à Glicose.

Para a prevenção dessa doença, é recomendado que seja feita a prevenção e identificação precoce de fatores de risco, junto a isso, é necessário que seja feita uma orientação familiar.