CARDIOLOGIA

A cardiologia é a especialidade médica que abrange o diagnóstico e tratamento das doenças que prejudicam o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório, como os grandes vasos.

Em uma consulta de cardiologia é comum ser realizado como rotina o eletrocardiograma, que avalia a atividade elétrica do coração, observando e analisando a quantidade e velocidade das batidas.

Quando é observado o agravamento que impeça uma boa circulação do sangue, é definida a doença cardíaca.

Quando bem cuidado, o coração é o principal responsável por uma vida longa e saudável, mas existe a possibilidade de o indivíduo nascer com uma patologia cardíaca (congênita, porém, a maioria das afecções cardíacas é adquirida ao longo dos anos e com o mal uso.

PREVENÇÃO

Enquadradas no grupo de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), as doenças cardíacas são doenças multifatoriais que se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração

As doenças cardíacas possuem 4 fatores de risco modificáveis que são:

- Tabagismo;

- Alimentação não saudável;

- Inatividade física e uso nocivo de álcool.

Além dos fatores de riscos intermediários como:

- Hipertensão;

- Dislipidemia;

- Sobrepeso;

- Obesidade;

- Intolerância à Glicose.

Para a prevenção dessa doença, é recomendado que seja feita a prevenção e identificação precoce de fatores de risco, junto a isso, é necessário que seja feita uma orientação familiar e quando necessário, será encaminhado para algum serviço especializado.